segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SAMBÓDROMO / MARQUES DE SAPUCAÍ

A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo, localiza-se na avenida Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, foi implantado durante o primeiro governo de Leonel Brizola (1983-1987), visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.

Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, tendo as escolas Mangueira e Portela arrebatado o público presente, sagrando-se, respectivamente, supercampeã e campeã naquele ano. sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui 700 metros de comprimento e capacidade para 75.000 pessoas.

Além de abrigar o maior espetáculo da terra, a passarela do samba já foi palco de outros acontecimentos, como shows de bandas estrangeiras, cultos evangélicos, entre outros. além de ter sediado uma etapa do Red Bull X-Figther e de fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2016, sediando a final da maratona e do tiro com arco.

Foi palco de encenação da ópera Aida de Giuseppe Verdi numa tentativa de popularizar a música erudita, porém os defensores do estilo se sentiram ofendidos com a iniciativa e que houve várias críticas em razão da acústica do local prejudicada pelo trânsito


Em 09.12.1983 - Paulo Moreira - Construção da Passarela de Desfiles / Sambódromo. Visita do Governador Brizola na Passarela do Samba.






Na inauguração do Sambódromo, em 1984, Mangueira conquistou o inédito supercampeonato com o enredo "Yes, nós temos Braguinha" (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.