segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PAVILHÃO DE SÃO CRISTÓVÃO / CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS LUIZ GONZAGA

Inaugurado em 1956 no Campo de São Cristóvão, o Pavilhão de São Cristóvão, projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, era o maior centro de exposições da cidade até a inauguração do Rio Centro em 1977 no longínquo bairro da Barra da Tijuca, que na época era completamente deserto, o Rio Centro viria a ser também o maior centro de exposições e feiras da América Latina, e continua sendo até hoje

Pavilhão de São Cristóvão - 1956


Pavilhão de São Cristóvão - Anos 60


O Pavilhão era uma das maiores áreas cobertas do mundo na época, com 156.000m², para cobrir o pavilhão sem o auxílio de colunas, foram lançados cabos de aço compondo uma superfície parabólica. a cobertura original era plástica, anos mais tarde, depois de um vendaval, a cobertura foi substituída por placas metálicas.

Pavilhão de São Cristóvão (Salão do Automóvel) - Anos 60

Pavilhão de São Cristóvão - Final dos Anos 60


Pavilhão de São Cristóvão – 1969


















Pavilhão de São Cristóvão (EXPOSITEC-



70) – 1970









Pavilhão de São Cristóvão - 1984


Fechado em 1988 após uma forte tempestade que arrancou a cobertura, o pavilhão ficou abandonado durante anos. 

Pavilhão de São Cristóvão - Começo dos Anos 90


Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas

Em 2003 foi inaugurado o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, pois há 60 anos nessa mesma praça era organizada nos finais de semana a Feira dos Paraíbas no Campo de São Cristóvão. O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas tem cerca de 700 barracas fixas que oferecem culinária típica (maravilhosa diga-se de passagem), artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel. 


Pavilhão de São Cristóvão - Pós 2003

4 comentários:

  1. Estoy impactada por la novidade, trabalhe 11 anos nesta feira quando todavia era do lado de fora do pavilhao y era muy conflitiva sempre terminava em briga,hoja me deu a noticia minha irmao y fui consultar por internet,estou maravilhada y me emocionou muito ver e ouvir musicas que me lembram minha infancia,os felicito pela a maravilhosa idea,hoje vivo en uruguay y solo de pensar me dar vontade de sair correndo para lar, y comer uma carne seca com aimpin o inhame com frango, como desajuno,beijos e felicitaciones.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vuelva simpre rivaldete..estamos de brazos abiertos...

      Excluir
  2. onde estao os verdadeiros fundadores da feira alguns morreram mais foram esque quecidos pela historia sou filha de um qnome deue trouxe muito nordestino no caminhao pau de arara dele dorgival severiano e o dele

    ResponderExcluir
  3. eu amo a feira ela fica no coracão do rio de janeiro o maio ponto visitado do mundo ate a presidente brasil nos visitou os nordestino so tem agradece

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.