segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IGREJA SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS


A Igreja de São Pedro dos Clérigos, demolida em 1944 para a construção da Avenida Presidente Vargas, em foto de Marc Ferrez, em 1898. 

Era uma das mais importantes igrejas da cidade, sendo a maior jóia do Barroco carioca e a única na cidade a externar suas características na sua fachada. 

Seu interior foi totalmente decorado por Mestre Valentim, apresentando uma talha em estilo Rococó. 

A Igreja de São Pedro, ou Igreja de São Pedro dos Clérigos, ou Igreja do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, esquina da Rua São Pedro com a Rua Miguel Couto (antiga dos Ourives), foi edificada no correr dos anos de 1732 a 1740, pelo bispo D. Fr. Antônio Guadalupe, para firmar a irmandade dos clérigos em casa própria.
Sua porta de entrada foi adquirida na época da demolição pelo milionário e mega empresário Antônio Sanchez de Larragoite (antigo dono da Sul América Seguros) que a levou para ser a porta de entrada de seu apartamento triplex na Av. Rui Barbosa, no Edifício Zamúdio.
Texto do site (http://fotolog.terra.com.br/luizd:199)


Partes expressivas do interior da igreja foram adquiridas pela Sra. Ema Gordon Klabin, estando hoje expostas na sede da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, em São Paulo.

Há alguns anos atrás algumas das peças da igreja que encontravam-se em São Paulo voltaram ao Rio, para serem expostas no Museu Nacional de Belas Artes.




Igreja São Pedro dos Clérigos - 1920



Igreja São Pedro dos Clérigos - Final dos Anos 20



Igreja São Pedro dos Clérigos - 22/05/1942 (Correio da Manhã) 




Igreja São Pedro dos Clérigos - 1943






Igreja São Pedro dos Clérigos - 1944



Esse destaque se refere ao local exato onde ficava a igreja antes de sua demolição para a construção "megalomaníaca" da av. Pres. vargas.



Um comentário:

  1. É uma pena que os brasileiros sejam um dos únicos povos a destruir seu passado em vistas de avenidas orgulhosas e prédios insignificantes... Sua sede orgulhosa por "encontrar sua própria identidade" acabou por destruí-la por completo". Na Europa, casas, igrejas e catedrais da Idade Média ainda restam em pé, impávidas, presentes; No Brasil, nada mais além do vazio, vaidoso, orgulhoso e comunista Oscar Niemeyer e seu amiguinho Le Corbusier...

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.