segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ESTÁDIO DO MARACANÃZINHO

Maracanãzinho é um ginásio inaugurado em 1954 com o nome Ginásio Gilberto Cardoso. Está localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil e possui capacidade de público atual de 11.800 espectadores, com uma área total de ocupação de 22.940 m². Entre muitos eventos internacionais que já abrigou, destaca-se o Campeonato Mundial de Basquete Masculino em 1963 e o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino em 1990. Encontra-se no Complexo Esportivo do Maracanã, ao lado do Estádio do Maracanã e do Parque Aquático Júlio Delamare.


Nas décadas de 60 e 70, o ginásio foi palco de grandes shows musicais, com destaque para o Festival Internacional da Canção, de 1966 a 1972, quando surgiram cantores como Chico Buarque, Tom Jobim, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Gilberto Gil, entre outros. Em fevereiro de 1974, o grupo Secos & Molhados, um fenômeno musical na época, liderado por Ney Matogrosso, bateu recorde de público nacional em apresentações musicais até então.



Em 1970, um grave incêndio destruiu o revestimento termo-acústico da cúpula (parte interna) do ginásio, além de causar sérios danos à sua estrutura. Com isso, o tradicional concurso Miss Brasil, que se realizava anualmente, foi transferido para o Pavilhão de São Cristóvão. No ano seguinte, o ginásio já estava totalmente recuperado.



Estádio do Maracanãsinho – (Construção) 1954



Estádio do Maracanãsinho (Incêndio) – 1970



Estádio do Maracanãsinho (Pan Americano) – 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar em meu blog. Se gostou, lhe convido a segui-lo. Abraço.